Não me perguntes onde fica o Alegrete!

bvi

História do Nosso Guia

 

            A Trajetória do Nosso Guia iniciou há dezoito anos, em Manoel Viana. Nesta época o pequeno município tinha 4.000 habitantes e 130 telefones que funcionavam como ramais, sem opção de discagem. Ao levantar o fone o usuário era atendido por uma telefonista, que encaminhava a ligação para o ramal desejado.

               Em 1996 foram instalados os primeiros telefones de disco do município. Inicialmente foram disponibilizadas 300 linhas, surgindo a necessidade de uma lista telefônica, até então inédita. Nasceu assim o Nosso Guia, inicialmente publicado em parceria com a Editora Vire & Ache, de Uruguaiana. Iniciava-se aí a trajetória desse produto qualificado e inovado que chega às mãos de todos Alegretenses e Vianenses todo ano.

             Em 1997, ampliando a parceria com a editora de Uruguaiana, o NOSSO GUIA foi lançado também em Alegrete, onde a empresa adquiriu sede própria. A parceria manteve-se até 2000. A partir deste ano, o diretor da empresa Volnei Nemitz, vendo a necessidade de apresentar um produto mais completo e atualizado, preparou-se para inovar.

             Foram buscadas informações e tecnologias para facilitar e melhorar o uso do produto, como o lançamento da Central de Informações pelo fone 3422 0101 e a  Busca On-Line, com internet discada. Também foi lançado um CD Rom com busca off-line, porque na época a internet era privilégio de poucas empresas.

             Em novembro de 2001, após seu lançamento, O Nosso Guia, tornou-se o Guia Telefônico Oficial do Município, conforme Lei Municipal Nº 3.156/2001, iniciando uma nova fase na história da empresa.

             Da evolução do antigo Vire & Ache surgiu o modelo atual, impresso totalmente colorido, com uma tiragem de 16 mil exemplares, marca do empreendedorismo, que oferece ao consumidor informações de confiança e agilidade na hora de pesquisar.

             Em 2005 a empresa adquiriu o domínio www.alegrete.com.br e passou a informar os principais acontecimentos da cidade e região.      

            Em 2006, o Nosso Guia ampliou sua atuação, oferecendo aos seus clientes propaganda impressa, material promocional e brindes. A qualidade do serviço foi o grande diferencial para seus clientes.

             Além de brindes, a empresa produz Mapas Urbanos e Rurais de Alegrete e Manoel Viana. Os mapas são feitos em mídias diversas, como pôster, agenda de bolso, e em grandes painéis fixados nos principais pontos dos dois municípios. Ao todo são trinta painéis com mapas rurais e urbanos das duas cidades. Também são lançados anualmente Folhinhas Calendários, sempre com fotos exclusivas dos dois municípios.         

            A Empresa também atua na área cultural, tendo selo de Editora no Ministério da Cultura. Já lançou vários livros como “Alegrete em Fatos” e a reedição do livro “o Município de Alegrete”. Outras obras marcantes foram os livros “Porteiras da História” I e II, que contam a rica história das Estâncias Centenárias de Alegrete. Além dos livros a editora também produziu 3 edições da “Revista do Imigrante”, que conta a história do desenvolvimento do município a partir da chegada de colonizadores de diversas etnias. A empresa também realiza anualmente o Miss Alegrete.

             Em 2013, inovando novamente, lançou a Busca Android para Celulares e Tablets, com mapa, foto e discagem automática para o telefone desejado. O Aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store.

             Esse conjunto de produtos e serviços é que faz com que a Editora Nosso Guia tenha o reconhecimento da comunidade. Esta responsabilidade impulsiona a empresa a novos desafios, o Nosso Guia acredita que há muito ainda a alcançar.

              Hoje o NOSSO GUIA é a principal referência do consumidor. A central de informações dispõe de 10 linhas, com até cinco atendimentos simultâneos, recebendo em média 2.000 ligações por dia. A Equipe é composta de 17 Profissionais, altamente capacitados, treinados constantemente, visado atender as expectativas dos clientes e usuários.

              A evolução é continua, a empresa está permanentemente se readequando às novas exigências dos clientes e as tendências do mercado. Estamos atentos a novas oportunidades, desde que não tire nosso foco principal, que é informar, cada vez mais e melhor. E Trabalhamos com orgulho, afinal o Nosso Guia se tornou de fato indispensável para estas comunidades. É a recompensa de muito trabalho e dedicação, sempre oferecendo gratuitamente várias opções de consulta aos consumidores.

             O Nosso Guia é uma empresa que aprendeu com o passado, é ousada e planejada no presente e sabe o seu lugar no futuro.